top of page

                             Alimentação saudável nas férias das crianças

O momento em que as crianças mais aproveitam para curtir e relaxar é durante as férias escolares. Porém, é justamente nesse tempo livre que elas exageram na alimentação e atacam a geladeira, vasculham os armários e fazem pedidos alimentares constantemente.

É o período que as crianças saem de sua rotina, com isso a alimentação fica desordenada. Afinal, é férias e todos devem aproveitar. Mas é importante que a qualidade da alimentação seja mantida, continuar equilibrada para que não falte nenhum nutriente. Uma alimentação variada e completa em nutrientes é responsável pelo desenvolvimento físico e intelectual adequado para o funcionamento saudável e por fornecer a energia necessária para brincar, correr, pular e  todas as atividades.

É importante, manter horários de alimentação das crianças, oferecer sempre frutas frescas e alimentos variados é uma maneira de garantir que os pequenos mantenham uma rotina nutricional adequada.

O café da manhã e o lanche da tarde devem conter cereal, fruta, pão ou biscoitos e leite. Um exemplo para essas refeições é leite com achocolatado, pão integral ou de aveia com queijo e mamão ou outra fruta; iogurtes, mingau de aveia, saladas de frutas, bolachinhas integrais, bolos de frutas (laranja, cenoura, maça etc.), sucos de frutas naturais, vitaminas de leite com frutas também devem fazer parte dessas refeições. Para os pais que estivem de férias junto com as crianças que tal realizar preparações junto com seus filhos. E para os pais que passam o dia fora trabalhando deve deixar alimentos frescos e saborosos disponíveis para incentivar a alimentação saudável.

O almoço e o jantar devem ser bem completos, com arroz, feijão, legumes e verduras, frango, peixe ou carne (assados, grelhados ou cozidos); de sobremesa, uma fruta. Essas refeições devem ser coloridas para garantir todas as vitaminas e minerais.

Nas férias, é comum o aumento de alimentos como salgadinhos, refrigerantes, excesso de doces; é bom que haja limites no consumo desses alimentos e o ideal mesmo é deixá-los para o fim de semana. Durante a semana, manter alimentação saudável e adequada.

Se a criança sentir desejo de degustar algum petisco, os pais podem servir, desde que seja em momentos pré-estabelecidos (quando e como vai comer). "Nunca sirva como prêmio por algum comportamento".

Não podem esquecer do consumo de água. Caso seja difícil, temos a opção de servir as águas aromatizadas com pedaços de frutas, como: moranga, kiwi, melancia, fica uma delicia.

Veja algumas dicas de como garantir uma alimentação saudável durante as férias:
• Mantenha o consumo de alimentos saudáveis;
• Mantenha horários para refeições e lanches;
• Incentive atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico;
• Continue limitando o consumo de alimentos na frente da televisão ou do computador;
• Evite o excesso de doces, refrigerantes e guloseimas;
• Mantenha uma boa oferta de líquidos para a criança;
• Evite usar sobremesas e doces como uma compensação por ter comido direito;
• Envolva a criança no planejamento, compra e preparo dos alimentos;
• Sente à mesa junto com a criança e coma com ela a mesma comida.

 

Segue uma vídeo para incentivar as crianças ao cosumo de alimentos saudáveis e pais uma super dica, sejam o exemplo deles, a alimentação e comportamento de vocês refletem nas escolhas de seus filhos.

 

https://www.youtube.com/watch?v=img_qOvUklo

 

E boassssssssss férias!!!!

bottom of page