top of page

Vamos nutrir o cérebro??

 

Uma boa alimentação pode potencializar o rendimento nos estudos, trabalho, leitura, memória e assim auxiliando na diminuição da ansiedade e estress .

Alimentos ricos em gorduras como, hambúrguer, nuggets, batata frita, refrigerantes, frituras, bolachas recheadas, bebidas alcoólicas, entre outros, devemos moderar o seu consumo, pois eles dificultam a liberação de energia para o cérebro.

A fonte coordenadora da memória é denominada de hipocampo. À medida que os neurônios do cérebro (córtex) recebem informações sensoriais, transmitem para o hipocampo. As maneiras de conservar ou revitalizar o hipocampo são:

- Alimentar-se de forma balanceada;

- Fazer o prato colorido, pois as cores tem suas funções na manutenção do organismo;

- Incluir na alimentação do seu dia, frutas, verduras e legumes;
- Manter uma boa hidratação do organismo;
- Realizar exercícios físicos diários;
- Praticar exercícios mentais moderados, como leituras, estudos, práticas de exercícios que requerem raciocínio;
- Evitar a ansiedade;
- Evitar excesso de sal, açúcar e gordura;
- Evitar o excesso de bebidas alcoólicas.

 

Alimentos importante para auxiliar na função do cérebro.

Alface: Coma as folhas, talos e o coração, pois é aí que se concentram altas doses de lactucina, substância que age como calmante.

Brócolis: Possui nutrientes que têm a capacidade de potencializar a memória e preservar a boa saúde do cérebro. Também possui propriedades que ajudam a proteger o coração.

Castanha do para: Fornece magnésio, que intervém na atividade cardíaca e muscular e no funcionamento das células nervosas, bem como na formação dos ossos. Também contém Ã´mega 3, que melhora a concentração, memória, habilidades motoras, a velocidade de reação, neutraliza o stress e previne doenças degenerativas cerebrais. Outra substância encontrada na castanha-do-pará é o selênio, essencial à nutrição do organismo.

Frutas vermelhas: Possuem flavonóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.

Laranja e maracujá: Previnem o cansaço e ajudam a combater o estresse. Contêm ainda vitamina C, que contribui para as defesas do organismo.

Maçã: O consumo favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais.

Ovo: Fonte de colina, que participa da formação dos neurônios e repara as células cerebrais avariadas. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Previne contra a depressão. Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios.

Peixe: Essencial para o cérebro, melhora a memória, a concentração e possui ação antiinflamatória. Protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles. Fonte de zinco o e selênio que estimulam a atividade cerebral, impedindo ondas de cansaço no final do dia.

 

Obs: Lembrando que a necessidade nutricional é particular, não existe a mesma "dieta" para todas as pessoas, por isso, consulte um nutricionista.

bottom of page